Os pediatras Edward Tonelli e José Guerra Lages lançam livro sobre a história da pediatria de Minas



A festa de comemoração dos 70 anos da SMP contará também com o lançamento do livro História da Pediatria em Minas Gerais. Idealizado pelos médicos Edward Tonelli e José Guerra Lages, membros fundadores da Academia Mineira de Pediatra, a obra agrega uma série de relatos históricos, reunidos a partir de um levantamento das principais cidades, hospitais e serviços de pediatria em Minas Gerais.

“O lançamento da História da Pediatria de Minas Gerais é motivo de orgulho para todos nós e tem como objetivo informar aos pediatras mineiros como ocorreu o processo de evolução histórica da pediatria em nosso estado”, comentou Edward Tonelli.

Para José Guerra, escrever o livro foi uma importante tarefa, principalmente por contar com o apoio da Academia Mineira de Pediatria, da SMP e de diversos colegas: “Ao finalizarmos as providências para a edição do livro, estamos seguros de que realizamos um trabalho importante, mas, mesmo assim, as pesquisas precisam ser continuadas. Haverá sempre mais um detalhe importante que não foi relatado”, afirmou.

A ideia do livro surgiu ainda em 2008, quando foi apresentada em uma assembleia na Academia Mineira de Pediatria. Na ocasião, o projeto foi amplamente apoiado pela Sociedade Mineira de Pediatria e começaram ali os seus primeiros rascunhos. Agora, nove anos depois, a obra foi concluída e marca também a importante comemoração dos 70 anos da instituição.

 Livro