A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) é sociedade civil sem fins lucrativos, considerada como entidade de utilidade pública. É filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e mantém convênio com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). Em 19 de julho de 1948, tornou-se o Departamento de Pediatria dessa instituição.

Alguns dos objetivos da SMP são: promover o aperfeiçoamento contínuo da assistência à infância e à adolescência; apoiar os profissionais e instituições que cuidam da proteção, promoção e bem-estar da criança e do adolescente, assim como controlar pesquisas que envolvam esse público; conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados e atenção às crianças e adolescentes e, além disso, defender os interesses de seus associados sempre que eles sejam de todos e para todos da Sociedade.

Nesse contexto, a SMP promove ações como a realização de congressos, cursos, reuniões, seminários e outros eventos que visam ao aprimoramento profissional no atendimento às crianças. Participa também de parcerias e projetos junto a outras entidades públicas ou privadas, na organização de serviços de Pediatria, mantendo constante intercâmbio com outras instituições. Por meio da contínua difusão de informações, a SMP fomenta a unificação e a interação de profissionais de todas as regiões do estado. Por fim, desenvolve pesquisas, estudos e publicações para o avanço na área científica e social em questões ligadas à saúde infantil, à ciência médica e à sociedade como um todo.

A Sociedade Mineira de Pediatria, seguindo tendência de todo o Brasil, passou a agir também na defesa profissional de pediatras e consequente valorização da profissão. Minas inicia mobilização para tentar garantir, dentre outras coisas, melhoria no valor da consulta paga pelas operadoras de planos privados de saúde, por meio de promoção de encontros e reuniões estratégicas com operadoras de planos de saúde, pediatras e Serviços de Pediatria, visando a melhoras na remuneração e condições de trabalho do pediatra.