Faleceu em Belo Horizonte nesta quarta-feira, 30 de julho, o pneumologista pediátrico e professor do departamento de pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Paulo Augusto Moreira Camargos.
Graduado em Medicina, com residência em Pediatria, Mestrado e Dourado pelo UFMG, Paulinho, como era conhecido, foi admitido como docente nesta mesma Universidade em 1976, onde trabalhou incessantemente pela saúde das crianças e adolescentes brasileiros e por seus alunos.
Mestre no melhor sentido da palavra, professor querido e um grande pesquisador. As doenças respiratórias da infância e adolescência eram sua área de atuação e, por meio de pesquisa clínico-epidemiológica, buscava a aplicação às políticas públicas de saúde, como foi o caso do Programa de Asma Pediátrica de Belo Horizonte.
Paulinho também foi um importante colaborador da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), atuando em vários cargos, com destaque para presidente e vice-presidente do Departamento Científico de Pneumologia, assessor de políticas públicas e membro do Conselho Científico. Na gestão 2025-2028 da SBP atuava como membro editor o Jornal de Pediatria e editor associado da Revista Residência Pediátrica.
Era palestrante constante dos eventos científicos da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), colaborador do Departamento Científico de Pneumologia da SMP, e encantava todos com sua simpatia.
O velório do Prof. Paulo Camargos será na Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190 – BH) nesta quinta-feira, 31 de julho, de 9h às 14h.
Para meu mestre, Paulinho
Homenagem ao Prof. Paulo Augusto Moreira Camargos
Que falta e saudade vou sentir dos nossos almoços semestrais para colocar a conversa em dia.
Vou sentir falta do seu abraço apertado, do cumprimento firme de mãos sempre cheio de energia.
E partiu assim: com energia. Indo para o Pilates.
Com imenso pesar, tento homenagear esse mestre que foi como um pai para mim na Pneumologia Pediátrica.
Foi ele quem me acolheu, me formou, me inspirou.
E, nos últimos anos, começou a me acompanhar nesta nova jornada de pesquisas em Ensino Médico e em Raciocínio Clínico.
Era curioso, generoso, inquieto, uma energia de criança, como todo grande mestre deve ser.
Dele, levo muito. Mas o mais precioso talvez seja esta certeza: um bom mestre não ensina apenas uma especialidade, ele nos ensina a amar o que fazemos.
Deixo aqui, com respeito e profunda admiração, um breve retrato da sua imensa trajetória:
Ao longo de 51 anos de dedicação à UFMG e à Faculdade de Medicina, o Prof. Paulo Camargos atuou como aluno, residente, professor e pesquisador, sempre comprometido com a instituição e com seus alunos.
Foi um dos principais responsáveis pela criação do Grupo de Pneumologia Pediátrica do Hospital das Clínicas.
Como professor, liderou mudanças curriculares, foi mestre e doutor em Medicina Tropical, pós-doutor na França, e referência internacional em sua área.
Trouxe à prática clínica ferramentas inovadoras, como a broncofibroscopia e o lavado broncoalveolar.
Na pós-graduação, formou gerações de pesquisadores, coordenou programas e manteve-se ativo mesmo após a aposentadoria, com mais de 120 artigos publicados e bolsa de produtividade do CNPq.
O Prof. Paulo Camargos foi, sem dúvida, um professor brilhante.
Mas, para mim e para tantos outros foi muito mais do que isso: foi um verdadeiro mestre da vida.
Descanse em paz, Paulinho.
Com o agradecimento eterno de seu amigo,
Cássio Ibiapina