Um dos mais tradicionais eventos da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) chegou à sua maioridade. A 21ª edição da Jornada Mineira de Atualização em Amamentação aconteceu no último final de semana de agosto, 29 e 30, fechando as comemorações do Agosto Dourado em 2025. O evento, que reuniu quase 200 inscritos, 17 palestrantes e 29 trabalhos inscritos de toda Minas Gerais, teve sala lotada até o último minuto, resultado de atualizações no formato da Jornada, que trouxe oficinas práticas para a programação.

Na abertura, a coordenadora do Centro de Treinamento da SMP, Marcela Damásio, representando a presidente da SMP, Raquel Gomes, lembrou que o aleitamento materno é o único fator que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Ela ainda parabenizou os organizadores e os participantes por estarem ali presentes com tanta “energia para cuidar de nossas crianças”.  A presidente do Departamento Científico de Amamentação da SMP, Daniela Marques, agradeceu a cada membro do DC: “Profissionais de excelência, engajados e generosos com quem tenho aprendido e construído parcerias valiosas”.

Defensor da Amamentação

Este ano, a homenagem “Defensor da Amamentação” foi entregue à pediatra Gláucia Galvão, tutora estadual do Método Canguru, neonatologista da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (até 2020) e das Maternidades Santa Fé (até 2023) e Unimed-BH, professora da Faminas-BH e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Além de todo esse trabalho como médica, ela desenvolve uma atividade artística, captando o aleitamento materno em suas belíssimas fotografias. Em seu agradecimento, Gláucia pediu que considerassem o “bebe como um sujeito, não apenas um objeto de cuidado”.

Programação

A programação científica, que encantou a todos os presentes, apresentou assuntos como a criação de sistemas de apoio para a amamentação, o aleitamento materno em situações especiais, o retorno ao trabalho da mãe que amamenta, o contato pele a pele em uma cesárea, galactogogos na amamentação e o uso de drogas. O pediatra Moisés Chencinsk, de São Paulo, falou sobre “Mídias da indústria que afetam negativamente o Aleitamento Materno”. A palestra, que tinha a intensão de incomodar, mostrou uma série de exemplos de como a indústria trabalhou e continua trabalhando contra a amamentação.

Para finalizar, três oficinas práticas foram ministradas para todos os presentes sobre “Técnicas de Amamentação e Manejo da Lactação”. Em uma dinâmica inédita, os participantes foram divididos em três salas, onde a cada 30 minutos um grupo de professores entrava para ministrar as oficinas: pega e posicionamento; translactação e relactação; e avaliação do frênulo lingual.

Deixe um comentário