No dia 30 de novembro, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e suas 27 filiais promoveram uma mobilização para alertar a população e as autoridades sobre a urgente necessidade de reinserir os pediatras na Atenção Primária à Saúde (APS).

Intitulada Pediatra na Atenção Primária: cuidado desde o primeiro contato, a iniciativa foi realizada em Belo Horizonte pela Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), na Feira de Artes e Artesanatos – popularmente conhecida como Feira Hippie e considerada a maior feira a céu aberto da América Latina.

A SMP reuniu cerca de 30 pediatras que conversaram com crianças, adultos e idosos que passavam pela feira, destacando a importância de crianças e adolescentes serem acompanhados por pediatras na APS. O ato foi realizado às 10h da manhã, durante um domingo ensolarado e de muito calor, por isso, também foram distribuídos leques à população. “Desde o primeiro cuidado, o pediatra é o especialista parceiro das famílias e o responsável pelo cuidado integral de crianças e adolescentes. Por isso, junto às demais filiais brasileiras, queremos sensibilizar gestores, colegas médicos e a sociedade brasileira como um todo”, enfatizou a presidente da SMP, Raquel Gomes.

O presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Dr. Fábio Guerra, também ressaltou a importância de trazer esse assunto ao conhecimento da população, em prol da defesa do pediatra e da melhoria da qualidade da assistência infantojuvenil na saúde pública. “A volta do pediatra na atenção primária não é uma proposta de substituição de qualquer profissional; pelo contrário, é uma proposta de somar, de trazer o conhecimento específico que é próprio do pediatra. Assim, de forma conjunta, a gente pode oferecer uma melhor condição de saúde para nossas crianças e adolescentes”, salientou.

REGIONAIS – As Regionais da SMP no interior de Minas Gerais também se mobilizaram. Em Juiz de Fora, a Regional Zona da Mata participou na câmara dos vereadores de uma reunião na sexta-feira, 27/11, e da Tribuna Livre na segunda-feira, 02/12. De acordo com presidente da Regional, Mariângela Duarte, os pediatras foram bem recebidos pelos vereadores, que acolheram o tema “Pediatra na Atenção Primária”, no Grupo de Trabalho da Primeira Infância da cidade.

Em Uberaba, a presidente da Regional Vale do Rio Grande, Jussara Lima, e a diretora de eventos científicos, Fabiana Barsam, entregaram para a prefeita da cidade, Elisa Araújo, uma carta mostrando a necessidade de manutenção e ampliação do número de pediatras na rede básica de saúde.

ORIGENS – A mobilização nacional é resultado de uma série de fóruns regionais promovidos pela SBP em 2025, que reuniram centenas de pediatras das cinco regiões do Brasil. Durante as discussões, os especialistas pactuaram, por meio de um consenso científico, a necessidade de reinserção do pediatra na Atenção Primária à Saúde. As conclusões centrais dos fóruns estão expressas na Carta de Recife, documento em que os pediatras defendem a presença de até 4 mil pediatras no SUS, para fortalecer e reorganizar o cuidado à infância e adolescência.

No dia 27 de agosto, a SMP foi a responsável em mediar o primeiro fórum da Região Sudeste, através da Dra. Marisa Lages Ribeiro, membra do Conselho Fiscal da SMP e coordenadora da Região Sudeste da Diretoria de Integração Regional da SBP. Na ocasião, junto aos demais representantes da SMP, a pediatra participou do fórum diretamente da sede da filiada mineira.

Deixe um comentário