O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, origem neurobiológica que se caracteriza por déficits persistente na comunicação social e padrão repetitivo, restritivo de seu comportamento, interesses ou atividades.

Segundo CDC, O TEA ocorre em aproximadamente 1 a cada 36 pessoas, sendo a proporção entre o gênero de 3 a 4x maior no sexo masculino.

O transtorno pode ser classificado em níveis conforme o suporte necessário (I, II ou III) do paciente em relação à qualidade da comunicação ou comportamento restritivo e repetitivo.

Não existem tratamentos farmacológicos diretamente relacionados aos sintomas nucleares como a socialização, comunicação ou comportamento, no entanto o tratamento multiprofissional individualizado intensivo e precoce têm eficiência amplamente reconhecida na literatura.

A conscientização é melhor forma de rompermos os preconceitos e oportunizarmos os melhores cuidados.

Fonte: Departamento Científico de Comportamento e Desenvolvimento da SMP

A SMP aproveita do Dia Mundial de Conscientização do Autismo para divulgar duas importante publicações sobre o tema:

  • A cartilha “Minha criança tem características de autismo: o que fazer?” foi elaborada por duas mães, um pai e uma autista e busca divulgar informações seguras e com embasamento científico sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além de oferecer uma forma de acolhimento para pais. É assinada por Maria Luísa Magalhães Nogueira, Poliana Martins, Ana Amélia Cardoso e Jardel Sander, do PRAIA (Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo), da Universidade Federal de Minas Gerais.

Clique aqui para acessar a cartilha

  • “Autismo: Guia Prático” de Ana Maria S. Ros de Mello é uma publicação que chega a sua 8ª edição e foi realizada pela Associação de Amigos do Autista (AMA).

Clique aqui e confira a publicação