Cardiologia e Nefrologia Pediátricas são tema de evento científico na AMMG



Simpósio de Cardiologia e Nefrologia Pediátricas da SMP

crédito da foto: Renata Clímaco/AMMG

A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou em 20 e 21 de setembro, na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) a primeira edição do Simpósio de Cardiologia e Nefrologia Pediátricas. Com coordenação dos Departamentos Científicos de Nefrologia e de Cardiologia da SMP, o Simpósio foi uma oportunidade de pediatras, cardiologistas, nefrologistas, residentes, estudantes de medicina e outros profissionais de saúde compartilharem experiências e acompanharem palestras e discussões de relevantes temas da pediatria.

Assim como tem feito nos eventos científicos da SMP, a presidente da instituição, Marisa Lages Ribeiro, apresentou um pequeno resumo das ações desenvolvidas em 2019, dando boas-vindas aos presentes e convidando os pediatras não sócios a se associarem à SBP. Dando sequencia ao Simpósio, o presidente do DC de Nefrologia da SMP, José Maria Penido, chamou para a primeira mesa sobre o papel do pediatra na prevenção de doenças crônicas, a nefrologista pediátrica Cristiane Nahas, que falou da Doença Renal Crônica, e a cardiologista pediátrica e presidente do DC de Cardiologia da SMP, Zilda Maria Alves Meira, que falou sobre a Prevenção das Doenças Cardiovasculares.

O Simpósio teve sequencia na sexta-feira com palestras sobre Sopro Cardíaco e Cardiopatias Congênitas. No sábado, as aulas se estenderam até às 17 horas e os assuntos passaram pela nefrologia no período neonatal, a hipertensão arterial na pediatria, o que o pediatra deve saber sobre cardiologia pediátrica e os dilemas na nefrologia na infância.