Instrutores do PRN-MG participam de treinamentos de médicos e profissionais de saúde moçambicanos
Na segunda-feira (6), instrutores do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), incluindo sete da Sociedade Mineira de Pediatria, iniciaram os treinamentos de médicos e profissionais de saúde do Hospital Central de Nampula, cidade ao norte de Moçambique. Nesta primeira parada da Ação de Cooperação Técnica do Governo Brasileiro, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), mais de 70 alunos estão sendo treinados em Reanimação Neonatal, Reanimação do Prematuro e Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco. Outras duas cidades do país, Beira e Maputo, ainda receberão os instrutores para mais treinamento.
Para o presidente da SBP, Clóvis Francisco Constantino o PRN-SBP cruza o Atlântico para propiciar maior expectativa de nascimento seguro aos recém-nascidos locais. “O treinamento vai auxiliar os nossos colegas pediatras africanos, transferindo e multiplicando evidências científicas e com grande respeito à diversidade étnica”.
Moçambique tem apresentado uma redução importante da mortalidade infantil nos últimos anos (TMI 22/23: 39/1000 nascidos vivos, segundo relatório Unicef), com a maior concentração de óbitos infantis ocorrendo no período neonatal (primeiros 28 dias de vida), consequentemente o treinamento tem um potencial de incrementar a redução da mortalidade neonatal.
“Atualmente, 67,5% dos nascimentos em Moçambique são assistidos por um profissional de saúde e 64,5% foram conduzidos em uma unidade de saúde. Esses números vêm aumentando. Em 2011 eram próximos a 50%. Assim, treinar um número expressivo de profissionais tem o potencial de gerar uma cultura de valorização do nascimento seguro que pode ser disseminado e capilarizado, com impacto no componente neonatal da mortalidade infantil. Percebe-se o entusiasmo durante os treinamentos (formação, como dizem aqui) visto que muitos dos médicos participantes fazem parte de uma jovem geração de médicos formados em Moçambique”, comenta a coordenadora dos treinamentos do PRN-SBP em Moçambique, a instrutora mineira Marcela Damásio.
Com Assessoria de Comunicação da Sociedade Brasileira de Pediatria