Para fechar a programação científica de 2025, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou nos dias 28 e 29 de novembro de 2025, o 4º Congresso Mineiro Online de Pediatria – excelência no cuidar: compromisso do pediatra. Uma iniciativa que nasceu durante a Pandemia de Covid-19 e acabou sendo incorporada à agenda oficial da SMP, por causa do grande alcance nas regiões de Minas Gerais e também do Brasil. O evento bianual, intercala com o Congresso Mineiro presencial, e nesta edição reuniu quase mil inscritos.

De acordo com Raquel Gomes, presidente da SMP, o Congresso Mineiro Online de Pediatria representou o encerramento de um ano primoroso: “fruto da ação dos colaboradores, diretores e pediatras parceiros que, juntos, em prol da pediatria e da saúde integral da criança e do adolescente, somaram esforços para o crescimento em ciência, acolhimento, responsabilidade social, profissional e luta por dignas e justas condições de trabalho”, comentou a presidente.

A presidente do Congresso e vice-presidente da SMP, Gabriela Araujo, salientou a importância do evento ser gravado e online, democratizando desse modo a informação de qualidade para todos que gostam de cuidar de crianças e adolescentes. “Esse Congresso foi feito com muito carinho, com muita antecedência, por uma equipe que ama o que faz, abordando assuntos que vão desde a atenção primária até os cuidados intensivos, para que todos se sintam contemplados em sua área de atuação”, disse Gabriela.

PROGRAMAÇÃO – Unir temas científicos e médicos com arte, cultura e educação é tradição nos eventos da SMP. Com o 4º Congresso Mineiro Online de Pediatria não foi diferente. Além das já tradicionais dinâmicas “Pediatria em Pauta”, “Roda Viva” e “Ano em Revisão”, o Congresso de 2026 trouxe os “PedTalks”, a novidade “Desafio Clínico” e o relato emocionante do trabalho realizado da pediatra Suzana Berlim sobre as suas experiências poéticas com crianças na UTI. 

A Congresso também recebeu uma expressiva quantidade de trabalhos científicos. Foram submetidos 130 resumos, que serão publicados no Suplemento de Pediatria da Revista Médica de Minas Gerais (RMMG). Três melhores trabalhos foram escolhidos pela Comissão de Temas Livres, e o Prêmio Ennio Leão foi entregue ao trabalho “Uso da inteligência artificial para o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista”, das autoras Vicenzia dos Santos Flora e Giovanna dos Santos Flora.

Deixe um comentário