O 3º Congresso Mineiro Online de Pediatria fechou o ano científico da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) com chave de ouro. Ancorado em uma programação de excelência, com palestrantes de renome nacional, o evento apresentou atualizações para diversos assuntos da pediatria, focando sempre no dia a dia do profissional que assiste crianças e adolescentes no Brasil. Em um estúdio moderno, montado especialmente para o Congresso no novo Centro de Treinamento da SMP (av. João Pinheiro/BH), as atividades ao vivo fluíram perfeitamente nos dias 24 e 25 de novembro.

Uma homenagem especial ao mestre Ennio Leão marcou a cerimônia de abertura que contou com a participação da presidente da SMP, Márcia Penido, a vice-presidente, Raquel Gomes, o presidente de honra, Eduardo Tavares, e o secretário da Academia Mineira de Pediatria e membro da Comissão Organizadora, Marcos Vasconcellos. Coube a Raquel Gomes, pediatra de Dores do Indaiá, no interior de Minas Gerais, apresentar a palestra de abertura com o pediatra pernambucano Flávio Melo, que também atua no interior, mas de seu estado. E o tema da Conferência de abertura, seguiu o tema principal do Congresso: o pediatra do presente, equilibrando afeto e conhecimento para desafios do futuro.

Dinâmicas e temas

As tradicionais dinâmicas de aprendizado da SMP também fizeram parte do 3º Congresso Mineiro Online de Pediatria. Pediatria em Pauta, Roda Viva e Ano em Revisão foram moderados por diretores e representantes dos departamentos científicos da Sociedade. Os assuntos foram de resistência ao pneumo, passando por a moda dos hormônios, intolerância à lactose e APLV, transtornos de desenvolvimento, vacinas, a moda dos suplementos e fechando com asma. Em nenhum momento a sala virtual ficou vazia.

É importante ressaltar na programação, a mesa redonda sobre Defesa Profissional do Pediatra, com a presença de representantes das instituições médicas e da Prefeitura de Belo Horizonte. Um debate extremamente necessário na atualidade. Já a dinâmica PedTalks foi um sucesso a parte. Os assuntos que vão além da medicina, como Inteligência Artificial, Ócio Criativo e Nova Resolução do CRMMG emocionaram a audiência.

Prêmio Ennio Leão

No encerramento do Congresso, com a presença de boa parte da Comissão Científica/Organizadora, todos estavam extremamente satisfeitos com a qualidade do evento, científica e técnica. Na ocasião, a presidente da SMP, Márcia Penido, anunciou o ganhador do Prêmio Ennio Leão de melhor tema livre, que coincidentemente foi para o trabalho “Endofenotipagem na Asma Grave Pediátrica: um caminho a seguir”, que tinha vários dos autores presentes na última atividade do Congresso. A autora principal é Mariana Isadora Ribeiro Vieira e ela recebeu uma inscrição para o Congresso presencial de 2024.