Todo ano, na primeira terça-feira de maio, é comemorado o Dia Mundial da Asma. Em 2024, a Global Initiative for Asthma (GINA) definiu como tema “Educação sobre Asma Empodera”. E a ideia é enfatizar a importância da educação adequada para que pessoas com asma consigam gerir a sua própria doença.
A asma ainda é um grave problema de saúde pública em todo mundo, com elevada morbidade. As taxas de consultas de urgência, hospitalizações, absenteísmo escolar por causa da doença são altas e as consequências impactam diretamente na qualidade de vida de crianças, adolescentes, seus pais, responsáveis e de toda a sociedade.
É um paradoxo, pois temos hoje muito conhecimento sobre a asma e medicamentos eficazes para controlar a doença. O SUS disponibiliza medicamentos de primeira linha, sem ônus, para a população. No entanto, para além dos medicamentos, é necessário educação em saúde.
Por isso, a Sociedade Minera de Pediatria endossa o tema do GINA de 2024. Por que ainda vivemos um cenário de falha no controle da asma pediátrica? Crianças frequentemente em serviços de urgência, internando e se reinternando? Utilizando cursos repetidos de corticoide oral?
Clique aqui e confira o documento do GINA 2024 com as melhores evidências sobre Asma
Texto: Departamento Científico de Pneumologia Pediátrica da SMP