Curso de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria sendo ministrado por instrutoras mineiras na cidade da Beira, em Moçambique, em agosto de 2018
Há poucos dias a região sul da África foi atingida pelo Ciclone Idai, destruindo casas, hospitais e estradas, deixando para trás centenas de mortos e desaparecidos, além de comunidades inteiras isoladas, incomunicáveis. Os principais países atingidos foram Zimbábue, Malauí e Moçambique, sendo que neste último a cidade da Beira, província de Sofala, está entre as mais prejudicadas.
A Sociedade Mineira de Pediatria recebe essa notícia com muita tristeza e consternação. Nos anos de 2016 e 2018, um Grupo do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), formado por pediatras mineiras, esteve em Moçambique em duas ações diplomáticas para treinar médicos, profissionais de saúde e instrutores no Programa de Reanimação Neonatal. Uma das cidades contempladas foi Beira e, segundo o grupo, dessa ação surgiram não só relações de cooperação entre países, mas também amizades. O Projeto de Cooperação Bilateral entre Brasil e Moçambique na área de Reanimação Neonatal é fruto de parceria entre a SMP, a SBP, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC), a Unicef e a Faculdade de Medicina da UFMG, além de ter apoio da Associação Moçambicana de Pediatria (Amope).
Enviamos nossas mais sinceras condolências e esperamos que os países atingidos consigam se reerguer e retomar a normalidade, o que certamente não será fácil, tamanha a tragédia. A Sociedade Mineira de Pediatria, principalmente por meio de seu grupo de instrutores do Programa de Reanimação Neonatal, está se mobilizando para ajudar e se coloca à disposição para uma ação humanitária em território moçambicano.
Sociedade Mineira de Pediatria (SMP)