E lá se foi o encantador de gentes!

Faleceu em Brasília na noite desta segunda-feira, 31 de outubro de 2022, o presidente de honra da Sociedade Mineira de Pediatria, José Dias Ibiapina, um mês antes de ser agraciado com o título de cidadão honorário de Juiz de Fora. 

Pai do presidente da SMP, Cássio da Cunha Ibiapina, o professor Ibiapina, como era conhecido, nasceu na cidade de Sobral, no Ceará, mas ainda na adolescência fixou residência em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde se formou em medicina e posteriormente se tornou pediatra.

Era professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora, ex-professor da Faculdade de Medicina de Barbacena e da Faculdade Suprema de Juiz de Fora, tendo formado centenas de dedicados médicos, entre eles, seus três filhos que herdaram não somente o amor pela medicina, como o afeto e carinho pela arte e cultura, duas ciências da vida que o cearense tão bem cultivou ao longo de seus 83 anos de vida.

Antes de tudo um forte, o sertanejo Ibiapina foi um homem brilhante como médico, professor, pai e pessoa dedicada ao conhecimento das histórias do nosso povo. Encantador de gentes! Este era o professor que trazia no sangue nordestino a arte da palavra que o transformou desde cedo no realista e irreverente Patativa do Assaré de Minas. Com seus cordeis de diversos conteúdos, inclusive sobre saúde, ganhava plateias, fascinava corações e ensinava alunos e pacientes a amar a vida como ela é e como deve ser vivida. Escreveu desde criança e sua única publicação “A Literatura de Cordel, As Histórias e As Invencionices do Professor Ibiapina”, lançada em 2017, resumiu um pouco de sua vasta obra.

Além de médico, cordelista, ele era também um apaixonado por esporte. Jogador de basquete, locutor de jogos universitários, radialista eventual, atleta de salto em altura e técnico de uma geração de meninos do Canarinho, escolinha gratuita de esportes amadores em Juiz de Fora, que fazia parte do projeto social mantido pelo próprio Ibiapina.

Um homem plural. Dedicado à carreira médica, à ciência, e sobretudo à exemplar família construída junto com sua esposa Clarice, companheira de todas as horas, o professor Ibiapina despede-se de todos, mas fica seu vasto conhecimento contido nos textos publicados em prosa e verso, lidas e relidas pelas centenas de amantes da arte popular. Deixa, ainda, sua obra maior, os filhos Érika, Cássio e Ricardo e os netos Daniel (em memória), Gustavo, Miguel, Vinícius, Vitor e Rodrigo.

Vá, professor, vá para o palco do céu se encontrar com Ariano Suassuna e Guimarães Rosa e tantos outros mestres que também foram encantados pela magia das palavras!

Sociedade Mineira da Pediatria

Cordel Cidadão Honorário

Prof. Ibiapina – 2022

Sem perder o horário

Hoje recebo Titulo de cidadão honorário

O Grande dia chegou

Homenagem que muito me emocionou

Juiz de Fora ainda menino cheguei

Com Escola Candido Tostes me encantei

Juiz de Fora que me fascina

Bom papo em cada esquina

Lecionei na Federal

Alegria sem igual

Antônio Aguar um aluno exemplar

Um médico pediatra e vereador singular 

Para População sempre pronto  a ajudar

Um ótimo aluno que vi crescer

E hoje preciso muito agradecer

Juiz de Fora cidade boa pra se estudar

Que desde menino aprendi a amar

Sobral semore a orgulhar

Juiz de Fora sempre irei honrar

Grande honra esse ano

Passo a ser juizforano

A todos presentes agradecer

Meu coração forte a bater

Nesse cordel homenagear

Cidade que aprendi a amar

E pra quem não conhece o conhece o livro “A Literatura de Cordel, As Histórias e As Invencionices do Professor Ibiapina”, clique aqui e leia o Cordel da Dengue.