Em uma cerimônia no Centro de Treinamento da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), a ex-presidente da SMP e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria do Carmo Barros de Melo, tomou posse como membro titular da Academia Mineira de Pediatria. A Assembleia de Posse da Academia ocorreu em modelo híbrido, no dia 19 de maio de 2022, com a presença da diretoria e alguns membros da Academia, do presidente da SMP, Cássio Ibiapina, familiares e amigos.

A partir da posse, Maria do Carmo passou a ocupar a Cadeira nº 23 da Academia, que foi criada em decorrência do falecimento do pediatra Helvécio Henrique Ferreira Borges, membro fundador da Academia, que se tornou patrono desta Cadeira. Ao apresentar a nova integrante, o presidente da Academia, José Maria Penido, disse estar feliz de receber uma amiga de muitos anos, pediatra de grandes qualidades e professora do departamento de pediatria da FM-UFMG. Surpreendente a todos e afirmando suas raízes nordestinas, Cássio Ibiapina fez uma homenagem à acadêmica em Cordel, levantando seus principais feitos. Mas a apresentação de Maria do Carmo ficou a cargo da amiga e colega, também membro da Academia Mineira de Pediatria, Ivani Novato Silva, que mostrou por meio de fotos e palavras a história profissional e pessoal desta importante pediatra mineira.

Helvécio Borges

Presidente da SMP em 1966, Helvécio Borges nasceu em 1925, em Patos de Minas. Formou-se em 1953 e, desde então, dedicou-se à pediatria em seu consultório e no Hospital Militar, onde chefiou a pediatria por 17 anos. Realizou alguns estudos fora do Brasil, sempre tendo a pediatria e a neonatologia como foco. Exerceu inúmeros cargos em entidades médicas representativas e ao longo da vida recebeu prêmios diversos. Foi professor da Faculdade de Medicina da Ciências Médicas e também um dedicado pai de seus cinco filhos.

Em seu discurso de posse, Maria do Carmo disse esperar honrar Helvécio Borges na Academia Mineira de Pediatria “compartilhando reflexões com os meus colegas, produzindo e escrevendo parte da história da minha vida”. Ela finalizou citando o escritor moçambicano Mia Couto: “O paraíso não é um lugar, é um breve momento que conquistamos”, mostrando que naquele momento ela se sentia no paraíso.

Confira o discurso de Maria do Carmo Barros de Melo na íntegra: CLIQUE AQUI

Confira o Cordel de Cassio Ibiapina: CLIQUE AQUI

Confira o vídeo da posse:

Leave a Comment