Eficácia das vacinas bivalentes de mRNA COVID-19 na prevenção da infecção por SARS-CoV-2 em crianças e adolescentes de 5 a 17 anos

Artigo científico

Eficácia das vacinas bivalentes de mRNA COVID-19 na prevenção da infecção por SARS-CoV-2 em crianças e adolescentes de 5 a 17 anos

Embora os dados tenham mostrado que a vacinação com a vacina de RNA bivalente entre adultos é eficaz na redução do risco de COVID-19, existem dados limitados sobre a eficácia entre crianças e adolescentes. Os estudos disponíveis até o momento, eram limitados por pequenos tamanhos da amostra e uma curta duração de acompanhamento dos indivíduos. Compreender quão bem as crianças e adolescentes são protegidos por uma dose bivalente da vacina COVID-19 é importante para informar estratégias de saúde pública, especialmente no contexto de formulações de vacinas atualizadas e emergências de novas variantes.

Atualmente, uma vacina monovalente atualizada contra a variante XBB1.5 está disponível em alguns países do mundo, no entanto, ainda não foi disponibilizada no Brasil. Em nosso país, a vacina de RNA bivalente ainda vem sendo amplamente utilizada e está disponível a partir dos 5 anos de idade.

Um estudo publicado em fevereiro de 2024 no periódico JAMA, traz informações recentes sobre a proteção gerada já com a primeira dose da vacina bivalente, na população pediátrica. Durante um período de predomínio da variante omicron e suas sublinhagens, este trabalho realizado nos EUA usou dados mesclados de 3 estudos de coorte prospectivos para estimar a eficácia da vacina da COVID-19 contra a infecção confirmada laboratorialmente, entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

Entre 4 de setembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023, um total de 2.959 participantes foram incluídos nas análises. Dos 426 participantes com infecção por SARS-CoV-2, 383 (89,9%) não foram vacinados ou receberam a vacina monovalente. A eficácia de uma dose da vacina bivalente contra a infecção por SARS-CoV-2 foi de 51,3% (IC 95%: 23,6%-71,9%) 7 a 60 dias após a vacinação e  62,4% (IC 95%: 38,5%-81,1%) 61 a 150 dias após a vacinação.

A eficácia de uma dose da vacina bivalente contra a infecção por SARS-CoV-2 não foi diferente quando estratificado por faixa etária (5-11 anos e 12-17 anos) e não houve diminuição da proteção no período até 150 dias, após o recebimento da primeira dose da vacina. Estes resultados sugerem que, a vacina bivalente contra a COVID-19 foi capaz de proteger crianças e adolescentes contra a infecção por SARS-CoV-2 e contra a doença sintomática.

Para maiores informações, clique aqui e consulte o link do artigo

Clique aqui e confira o artigo completo