Uma equipe composta por dez pediatras brasileiros embarca nesta quinta-feira (2) para Moçambique, na África, para uma importante missão: capacitar tecnicamente os pediatras das cidades de Nampula, Beira e Maputo em reanimação neonatal, transporte do bebê de alto risco e assistência ao recém-nascido prematuro. Essa é a terceira etapa do treinamento promovido pelo Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP). Outras duas ocorreram em 2016 e 2018.
“O PRN-SBP cruza o Atlântico para propiciar maior expectativa de vitalidade aos recém-nascidos locais, auxiliando e interagindo com nossos colegas pediatras africanos, transferindo e multiplicando evidências científicas e com grande respeito à diversidade étnica”, salienta o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.
O intercâmbio científico é organizado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) em parceria com o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) e a Associação Moçambicana de Pediatria (AMOPE).
A comitiva é composta pelos drs. Marcela Damásio (coordenadora da ação), Ana Maria Seguro Meyge, Catarina Amorim Baccarini Pires, Jamil Pedro de Siqueira Caldas, José Henrique Silva Moura, Márcia Gomes Penido Machado, Maria Aparecida de Almeida Salles, Marynéa Silva do Vale, Nívia Regina Moreira e Thaís Costa Nascentes Queiroz.
Serão realizados os cursos de Reanimação Neonatal para médicos, Reanimação Neonatal para profissionais de saúde e o de Transporte do bebê de risco, com carga horária de 10 horas cada. “Na reanimação serão treinados médicos e profissionais de saúde, o que potencializa os efeitos da capacitação, uma vez que o treinamento e o trabalho em equipe são indispensáveis para o êxito da assistência ao recém-nascido de risco”, explica dra. Marcela Damásio, coordenadora da ação.
Segundo ela, instrutores serão formados de modo que os pediatras moçambicanos possam desenvolver seu próprio Programa de Reanimação Neonatal, adequado às especificidades do país. “E que esse conhecimento possa ser reproduzido e disseminado, sendo levado às outras províncias de Moçambique”, complementa.
A primeira cidade a receber os treinamentos será Nampula, em 6 e 7 de novembro. Nos dois dias seguintes, a comitiva seguirá para Beira, finalizando a ação em Maputo, nos dias 13 e 14. No dia 15, será realizado um seminário híbrido com o tema “Cuidados com o recém-nascido pré-termo”. Logo após, acontecerá a cerimônia de certificação e doação do material utilizado no treinamento, em Moçambique.
“Além da capacitação, a ABC e a SBP farão a doação de manequins pretos, ventiladores e material didático, o que permitirá à Sociedade Moçambicana de Pediatras ministrar seus primeiros cursos, visando, em breve, ter autonomia. A capacitação em reanimação neonatal tem o potencial de reduzir mortes e sequelas decorrentes da asfixia perinatal, assegurando aos recém-nascidos moçambicanos o direito a um nascimento seguro”, frisa a dra. Marcela Damásio.
Fonte: Assessoria da SBP