Começou nesta quinta-feira (29/10), o 25º Congresso Nacional de Pediatria, realizado na cidade do Porto pela Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP). O evento, que reuniu representantes das principais entidades médicas portuguesas e pediatras de diversos países, contou com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da SBP e diretora do Centro de Treinamento da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), Marcela Damásio.

Durante seu discurso, o presidente da SBP destacou a importância do intercâmbio entre os países lusófonos e celebrou a consolidação da cooperação científica entre as sociedades de pediatria. “Aproximar o Brasil de Portugal, e de todos os países que partilham conosco a língua portuguesa, é um sonho que vem se tornando realidade. Hoje, somos uma verdadeira comunidade científica unida pelo mesmo ideal: melhorar a saúde das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

O presidente da SPP, André Graça, elogiou a atuação conjunta das entidades. “Temos uma relação de grande estima e respeito pelos colegas brasileiros. A troca de experiências entre as nossas sociedades é extremamente enriquecedora, não apenas do ponto de vista científico, mas também humano. Aprendemos uns com os outros e fortalecemos o compromisso comum de cuidar melhor das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Compuseram a mesa de abertura, além do presidente da SBP e o presidente da SPP; Ricardo Costa, presidente da Comissão Organizadora do congresso; Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos; e Carlos Afonso, presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos. T

GT de Língua Portuguesa

Segundo explicou Marcela Damásio, o GT de Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da SBP existe formalmente há três anos e agrega todos os países lusófonos e tem desenvolvido diversas atividades. “Além da presença em congressos, realizamos webinares bimensais e ações de capacitação, com destaque para projetos de transferência de tecnologia por meio do Programa de Reanimação Neonatal (PRN//SBP) levados a países africanos de língua portuguesa, como Moçambique e Angola. Esses projetos, de grande alcance, são realizados em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, e também com o Ministério da Saúde, no caso de Angola”, disse.

Segundo ela, o objetivo do grupo é partilhar experiências e reduzir desigualdades na assistência a crianças e adolescentes. “Com Portugal, buscamos aprender com bons exemplos que possam ser aplicados no Brasil e nos demais países. Uma troca muito rica e benéfica para todas as crianças e adolescentes”, afirmou.

Edson Liberal reforçou a intenção de ampliar o intercâmbio técnico e científico entre as instituições. “Propus que possamos unir os setores e áreas de atuação das duas sociedades e produzir documentos conjuntos para os nossos associados. Já temos reuniões que tratam de temas técnicos e gerais da pediatria, mas acredito que podemos ampliar muito mais essa parceria”, disse.

Com participação de cerca de 1.350 pessoas, o 25º Congresso Nacional de Pediatria é o maior evento científico da especialidade em Portugal e terá, até o próximo sábado (1/11), diversas conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos.

Com Assessoria de Comunicação da SBP.

Deixe um comentário