No sábado, 16 de março, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) a sétima edição do Simpósio de Atualização em Doenças Respiratórias na Infância e Adolescência. Promovido pela Diretoria Científica da SMP e pelo Departamento Científico de Pneumologia da instituição, o Simpósio reuniu mais de 180 participantes, dentre eles pediatras, residentes, estudantes de medicina e demais profissionais de saúde. O evento inaugurou o ano científico da SMP, trazendo o que os pediatras e interessados na saúde de crianças e adolescentes precisam saber antes do período crítico em relação às doenças respiratórias do outono e inverno.

A programação, que durou uma manhã, contou com diversos temas apresentados nas já conhecidas dinâmicas de aprendizagem da SMP: pediatria em pauta, ano em revisão e roda viva. Os assuntos contemplados foram como abordar o lactente sibilante; asma: do básico e além do básico; bronquiolite viral aguda: um futuro promissor em seu manejo; pneumonias: do diagnóstico ao tratamento e desvendando os mistérios das IVAS. No que diz respeito aos palestrantes, o Simpósio trouxe professores de renome nacional que dominam cada assunto com maestria, como José Geraldo Leite Ribeiro, Laura Lasmar, Marta Duarte, Jovita Lane, Lilian Diniz, Ricardo Godinho, entre outros.

E como já virou tradição, o Simpósio apresentou um momento cultural, com a apresentação dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Lucas Scharf e Maria Fernanda Nogueira. Eles apresentaram duas músicas que deram um respiro na intensa programação científica.