Leia com muita atenção as nossas orientações!

A dengue é uma doença causada por um vírus e dura mais ou menos 1 semana. Os exames nem sempre são necessários para comprovar a doença. O tratamento já deve ser iniciado a partir da suspeita clínica.

Importante dizer que não existe um antiviral contra o vírus da dengue.

A hidratação frequente é a melhor estratégia para tentar impedir que a doença se agrave. A maioria das pessoas pode se cuidar em casa.

Quando posso procurar o Centro de Saúde, o médico no consultório ou em teleconsulta?

Em caso de FEBRE e pelo menos mais dois dos sintomas como: dor no corpo, dor de cabeça, náuseas/vômitos, dor abdominal, manchas no corpo, dor atrás dos olhos.

Quando devo ir ao Pronto Atendimento?

Caso os sintomas descritos anteriormente não estejam melhorando ou se você apresentar dor abdominal muito forte, vômitos que não param, principalmente se estão prejudicando a sua hidratação oral, tontura ou desmaio, irritação ou sonolência, sangramentos (nariz, vômitos, fezes).

Para controlar a febre e a dor o que posso utilizar?

Dipirona e/ou paracetamol.

EVITE AO MÁXIMO os anti-inflamatórios (AAS, ibuprofeno, diclofenaco) e corticoides (prednisolona)

VOCÊ DEVE SE HIDRATAR BASTANTE!

ESSE É O PRINCIPAL TRATAMENTO NA DENGUE!!!

Quanto de líquido deve-se tomar durante todo o dia (24 horas)?

Para facilitar, a estimativa do volume da hidratação esta apresentada na Tabela a seguir

Crianças com menos de 10kg:Procurar orientação do pediatra  
Para crianças entre 10 a 20kg1 litro a 1,5 litro por dia
Para crianças com mais de 20kg:1,5 a 2,5 litros por dia  
Adultos: 60mL para cada kg de peso.Exemplo: 60 Kg. Volume de líquido total (24h): 3,6 litros  

O volume total de líquido deve ser dividido da seguinte forma: 2/3 de água, suco, chá, água de coco e 1/3 de soro de reidratação oral.

Exemplo: Criança de 20 kg deverá ingerir pelo menos 1,5 litro por dia, sendo 1 litro de água, suco, chá, água de coco e 0,5 litro de soro de reidratação oral.

Além disso, a cada episódio de vômito ou diarreia, acrescentar mais 50 a 100 mL de líquido para menores de 2 anos. Para os maiores de 2 anos acrescentar 100 a 200 mL.

Manter essa hidratação até que esteja sem febre por 2 dias.

É NO MOMENTO QUE A FEBRE PASSA QUE PRECISAMOS FICAR MAIS ATENTOS, POIS O QUADRO PODE AGRAVAR.

Sempre devo fazer exames de sangue?

Não é necessário que você colha exames para confirmar a dengue ou mesmo para verificar se suas plaquetas e/ou leucócitos (células de defesa) estão caindo, pois costumam retornar aos valores normais, assim que os sintomas passarem.

Os exames serão necessários em algumas situações, como por exemplo: crianças menores de 2 anos ou se você tem alguma doença: diabetes, hipertensão arterial, doenças hematológicas, gastrite, problemas de coração, problemas de imunidade, doença auto-imune, doenças do fígado ou do pulmão. Se você faz uso de anticoagulantes ou anti-inflamatórios também deve fazer o exame de sangue. Naqueles quadros em que os sintomas estão piorando. Nesses casos, procure atendimento médico para que o profissional solicite os exames adequados.

CUIDE-SE E SEJA UM MULTIPLICADOR DE INFORMAÇÕES CORRETAS E CONFIÁVEIS.