Conheça o Gastroped, programa de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG



Imagem de cartilha online do Gastroped sobre icterícia

Que tipo de doenças estão relacionadas a dietas isentas de glúten? Quais são as causas da constipação intestinal? Afinal, crianças também podem ter cirrose? Respostas para questões como essas são respondidas com base científica pelo Gastroped, programa de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG coordenado pela pediatra Eleonora Druve. Vinculado ao Setor de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da universidade, o projeto tem como objetivo fornecer informações de qualidade sobre as doenças gastrointestinais mais comuns nas crianças e adolescentes para pais, cuidadores e profissionais da saúde.

Para isso, a ação conta com uma equipe de médicos, professores e acadêmicos dedicados a reunir dados e demais informações relevantes sobre a temática, evitando, dessa forma, que os internautas sejam influenciados por notícias falsas no ambiente virtual. Por meio de um site que conta com artigos, cartilhas e um compilado de doenças de A a Z, é possível navegar entre abas, fazer download de documentos e conhecer um pouco da história do Setor de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas/UFMG.

Além do site, o programa de extensão possui perfil no Instagram e um recente canal no Youtube, que já conta com seu primeiro vídeo, intitulado “Alerta Amarelo”. Confira aqui.