“Conversando sobre sono” é o tema do primeiro encontro da SMP com o público leigo



Com mais de 70 anos de história, a Sociedade Mineira de Pediatria sempre teve como objetivos a promoção da educação continuada do pediatra e a colaboração com políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes de Minas Gerais. Com o passar do tempo, a SMP investiu também na relação com os demais profissionais de saúde e de educação que cuidam da população infantojuvenil. Agora, inaugurando um projeto que pretende levar informação de qualidade e credibilidade para o público leigo, a Sociedade convida mães, pais e outros interessados para conversar sobre o sono. O encontro acontece em 11 de março, segunda-feira, a partir das 18h30, no Centro de Treinamento da SMP.

As profissionais que conduzirão a conversa são a pediatra Ana Elisa Ribeiro Fernandes e a pneumologista pediátrica Márcia Maria Leonardo. As duas especialistas em medicina do sono e respectivamente presidente e vice-presidente do Departamento Científico de Medicina do Sono da SMP. De acordo com Ana Elisa, a ideia é informar a comunidade sobre as questões do sono que afligem pais de bebês, crianças e adolescentes, já que essas questões configuram a quarta queixa mais comum nos consultórios pediátricos. “As principais queixas são a insônia, ou seja, a criança que tem dificuldade para começar a dormir ou para manter o sono, e a apneia, quando a criança ronca atrapalhando a qualidade desse sono”, esclarece a pediatra.

“Dormir bem é envelhecer bem”

A iniciativa faz parte das comemorações da Semana do Sono 2019, que acontece entre 11 e 17 de março e que tem como tema “Dormir bem é envelhecer bem”. Para Ana Elisa, falar sobre a saúde do sono e sobre as questões preventivas dos distúrbios do sono é mostrar que dormir bem desde o nascimento é importante para se envelhecer com saúde.

Comunidade como multiplicadora

A presidente da SMP, Marisa Lages Ribeiro, fala sobre a importância desses encontros de profissionais da SMP, que são referências em suas áreas de atuação, com a população. Para ela, é uma oportunidade para que a comunidade possa esclarecer dúvidas com fontes confiáveis e de fácil acesso. “Essas pessoas passam a ter também um papel ativo na promoção da saúde dos familiares e das pessoas com as quais convive e se relaciona”, explica a presidente. Ela completa: “Essa amplitude das ações da SMP com a comunidade, os demais profissionais de saúde e da educação vai ser motivo de incremento na atual gestão da Sociedade, assim como foi feito com o Fórum Mineiro de Prevenção da Adolescência e agora com as conversas com a população”.

 

Esse encontro é dedicado ao público leigo, para os pediatras e demais médicos, a SMP tem o curso “Abordagem da Insônia pelo Pediatra”. Saiba mais no link: https://bit.ly/2pk0Avs

Para participapar da conversa, é preciso se inscrever enviando nome, telefone e profissão pelo email centrotreinamento@smp.org.br. O valor da inscrição é de R$ 20, a ser pago no dia e local do evento. O Centro de Treinamento da SMP fica na R. Grão Pará, 85 – B. Santa Efigênia, em Belo Horizonte.