Em reunião online, SMP faz balanço semestral e planeja próximas atividades



Todas as ações previstas e realizadas em 2020 foram discutidas na última terça-feira, 4, durante uma inédita Reunião Ampliada virtual da Sociedade Mineira de Pediatria. O encontro, apresentado pela presidente da SMP, Marisa Lages Ribeiro, teve como objetivo atualizar a comunidade pediátrica ligada à Sociedade sobre o andamento do ano. O público foi composto por aproximadamente 70 participantes, entre ex-presidentes, membros dos Departamentos Científicos, do Conselho Fiscal e representantes das regionais mineiras da SMP.

Nova sede e mudança de planos

Um dos grandes pontos da live girou em torno da mudança de sede da Sociedade. Ao falar sobre o tema, a presidente compartilhou imagens da construção do novo espaço e explicou que ele ficará em um novo ambiente dentro do prédio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), no centro de BH. “A decisão vem após muitas discussões e sua previsão de entrega é ainda este ano”, disse.

A reunião também contou com um breve panorama sobre os eventos realizados de janeiro até agora. Antes da Pandemia, foram três edições dos cursos PALS, além do chamado “Momento Científico: Conversando sobre Coronavírus”, que reuniu mais de 70 participantes. Com a posterior suspensão das atividades presenciais, os demais simpósios e atividades foram transformados em webinares de grande audiência. Em média, os eventos online da SMP têm atraído 250 pessoas. Os boletins especiais sobre a COVID-19 produzidos pela Sociedade também foram apresentados pela presidente, que informou a elaboração de 12 edições até o momento.

O que vem por aí

Os destaques do segundo semestre de 2020 vão para uma nova série de webinares e lives produzidos pelos Departamentos Científicos da SMP, a participação da instituição no Curso para Residentes da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG) em setembro, além da retomada, com todos os protocolos de segurança, dos cursos de imersão. O sucesso de público da XVI Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, com cerca de 3 mil inscritos e que vai acontecer ao longo de todo o mês de agosto foi citado pela presidente da SMP.

Um evento estilo “Ano em Revisão” encabeçado pelo vice-presidente da SMP, Cássio da Cunha Ibiapina, e a eleição da nova diretoria são algumas das atividades que fecham o planejamento anual, como ressalta Dra. Marisa. Para o ano que vem, fica o adiamento do XVI Congresso Mineiro de Pediatria, que ocorreria em outubro de 2020 no Palácio das Artes. O evento, inclusive, já tem nova data: de 10 a 12 de novembro de 2021, no mesmo local.