Ennio Leão: 60 anos dedicados à pediatria



Ennio Leão nasceu na cidade de Conselheiro Lafaiete, no ano de 1931. Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1955, o médico se especializou em pediatria pelo Hospital São Vicente em 1956. Em 1979, concluiu o doutorado em Ciência da Saúde com orientação do professor Edward Tonelli, também na UFMG.

Boa parte do seu trabalho na pediatria foi dedicada à UFMG. Ennio foi professor, chefe do departamento de pediatria, coordenador da câmara departamental, dentre outras funções importantes. O pediatra teve ainda uma ativa participação na clínica pediátrica, com destaque para a hidratação venosa em resposta à perda de líquido causada, principalmente, pela diarreia aguda, além de ter participado da divulgação da terapia de reidratação oral em Minas Gerais. Defendeu um diagnóstico diferenciado para a icterícia neonatal e foi estudioso das doenças nutricionais, especialmente da desnutrição, do raquitismo e do escorbuto. Mostrou a possibilidade do tratamento ambulatorial da desnutrição, numa época em que o diagnóstico da doença implicava no tratamento hospitalar.

Em 1989, Ennio Leão se aposentou da Universidade, mas continuou no Ambulatório de Doenças Nutricionais do Hospital das Clínicas, como voluntário. Hoje, ele é professor emérito da Faculdade de Medicina da UFMG.