Grupo Neocenter inaugura maternidade em Belo Horizonte

Da esquerda para a direita, Andrea Chaimowicz, José Sabino, Vânia Viotti, Nivea Diniz e Oswaldo Trindade Júnior

Nesta terça-feira, 26, as diretoras da Sociedade Mineira de Pediatria, Andréa Chaimowicz e Vânia Viotti, estiveram presentes na inauguração do Neocenter Maternidade, resultado de uma parceria do Grupo clínico Neocenter com a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA Vanguarda). Localizada nas instalações do antigo Hospital Santo Ivo, no bairro Cruzeiro, a instituição atuará na rede de saúde suplementar e particular com tecnologia de ponta, humanização dos partos e maior abertura às escolhas da gestante. A ideia, segundo José Sabino de Oliveira, ex presidente da SMP e um dos diretores do Neocenter, é continuar atendendo as demandas da Grande BH de forma mais intensiva.

“A inauguração dessa maternidade foi realizada a partir de uma procura grande já observada nas nossas UTIs por vagas de internações não só para os recém-nascidos, mas gestantes de modo geral. Como não tínhamos vagas em outras instituições, já totalmente ocupadas, chegamos à conclusão de que necessitávamos de mais um centro em Belo Horizonte para atender esses pacientes. Vimos uma oportunidade no que antes era o Santo Ivo”, compartilha José Sabino, que tem altas expectativas para os próximos anos.

O Grupo

Com 26 anos de atividade, o Grupo Neocenter é referência em atendimentos e assistência neonatal no país hoje. O surgimento da iniciativa se deu a partir do desejo de cinco médicos em construir um novo conceito em assistência neonatal pediátrica em Minas Gerais, o que se consolidou com a inauguração da primeira UTI Neocenter na Maternidade Otaviano Neves, em 1992. Ao longo dos anos, as atividades do grupo se expandiram para a Maternidade Santa Fé (Unineo), o Hospital São Camilo e o Hospital Felício Rocho, que possibilitaram o atendimento de cerca de 1300 internações anuais, dentre essas 260 prematuros abaixo de 1,5 kg.

Atualmente, apenas em Belo Horizonte, o Neocenter conta com aproximadamente 130 leitos. Para 2018, além do trabalho na nova maternidade, é esperada a instalação da primeira unidade em Ipatinga, fruto de parceria com a Unimed Vale do Aço. Serão 10 leitos de UTI, 30 de internação, salas de cirurgia e consultórios. Casos envolvendo superação e força vividos dentro das unidades do Neocenter podem ser encontrados no livro“Pequenos Guerreiros – A força de vida do bebê prematuro”, publicado em 2009 por Tilza Tavares, uma das pediatras da equipe.