Momento Científico acontece no Centro de Treinamento

Conversando sobre o Sono: primeiro encontro com o público geral no Centro de Treinamento da SMPConversando sobre o Sono: primeiro encontro com o público geral no Centro de Treinamento da SMP

Centro de Treinamento terá encontros para o médico e o público leigo


A gestão 2019-2020 da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) trouxe de volta para o Centro de Treinamento os encontros científicos chamados anteriormente de Terças Científicas. Com objetivo de conversar sobre as dificuldades práticas do dia a dia do pediatra, o Momento Científico: Conversando sobre…, nome atual, reunirá os departamentos científicos da SMP em conversas sobre os mais diversos temas. O Momento Científico foi pensado exclusivamente para médicos, residentes e acadêmicos de medicina. No entanto, a SMP apresenta também o Conversando sobre…, encontros com o público geral para discutir questões do dia a dia da família. Uma novidade que veio para estreitar a relação entre a SMP e a comunidade.



Inscreva-se no Momento Científico: conversando sobre…

Inscreva-se no Conversando sobre…

O primeiro encontro com pais, mãe e demais interessados já aconteceu. As especialistas em sono Ana Elisa Ribeiro e Márcia Leonardo, presidente e vice-presidente do departamento de medicina do sono da SMP, realizaram em 11 de março o Conversando sobre o Sono. As médicas falaram sobre insônia, apneia do sono e outras questões que envolvem o dormir de crianças e adolescentes (abaixo as impressões de alguns participantes). Mas é em maio que começam, efetivamente, as conversas tanto com médicos, quanto com o público geral.

Esporte e exercício na Infância e Adolescência, monitoramento do desenvolvimento infantil, dermatite atópica e alimentação da criança que come mal são os assunto dos Momentos Científicos do primeiro semestre de 2019. O ponto de partida será um caso clínico e a discussão partirá para diferentes ângulos e para diagnósticos diferenciais. Os temas esporte e exercício e a alimentação infantil serão também abordados também nas conversas com as famílias e todo o público interessado.

Depoimentos sobre Conversando sobre o Sono (11/3)


“O encontro foi fantástico! A exposição das palestrantes muito elucidativa e a possibilidade de esclarecimento de dúvidas ajudou bastante!”

Juliana Brandão

 

“Achei o encontro muito bom! O conteúdo teórico foi muito bem colocado e a conversa enriquecedora. O horário e o local também foram bem adequados.

Já estou tentando colocar em prática o que aprendi no encontro! Espero poder participar de mais eventos da SMP. Parabéns pela inciativa!”

 Fernanda Ribeiro Santos

 

“Fiquei extremamente satisfeita, uma vez que trata de um tema do meu interesse profissional e retrata questões que vão muito além de simples “problemas”, envolve o contexto familiar, questões clínicas e todo um desenvolvimento e conscientização. A forma como foi abordado e programado ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecerem aspectos teóricos e um momento de “acolhimento”, uma vez que os participantes puderam manifestar suas dúvidas, angústias e conflitos com relação ao sono do bebê e da criança. O cuidado e a atenção com que os pais foram ouvidos fez do encontro um ambiente leve e enriquecedor.

Pude constatar que uma parte da população sofre muito e necessita de esclarecimento, conscientização e amparo, portanto fico muito contente com a possibilidade da continuidade dos encontros.”

 Vera Cristina Alexandre de Souza