Nota de esclarecimento – Dr. Rodrigo Carneiro



Nota de esclarecimento:

Por Rodrigo Carneiro

Neuropediatra e presidente eleito da sociedade Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões afins – Abenepi.

Tem um áudio de grande circulação nas redes sociais, no qual conteúdos de palestras minhas são citados.

Este áudio tem importância para alertar sobre o uso excessivo e indiscriminado das tecnologias (internet redes sociais e videogames) por crianças e adolescentes pode gerar alterações de comportamento.

Porém algumas correções precisam ser feitas, ele mistura dados de três palestras realizadas no 25º Congresso Brasileiro de neurologia e psiquiatria infantil realizado no mês passado.

As mensagens que devem permanecer e que têm evidências científicas são:

1- Que uso de telas (televisão, tablet, celular e videogames) antes de dois anos de idade causam importantes desvios no desenvolvimento neuro psicomotor, não só pelo uso em si, mas também porque eles competem com experiências sensoriais e motoras, como exploração do ambiente contato com familiares e pessoas próximas que são de fundamental importância para o desenvolvimento do cérebro humano.

2-Então abaixo de dois anos de idade, o recomendado é nenhum tipo exposição a tecnologia.

Entre 3 e 5 anos o recomendado é no máximo uma hora por dia sob supervisão dos pais.

Entre 6 e 18 anos o recomendado pela Academia Americana de Pediatria, são 2 horas por dia, sendo que pode variar dependendo do conteúdo, hábitos de vida e nível de socialização. Recomendamos que este tempo não exceda 4 horas.

Existe relação entre a quantidade exposição, predisposição individual e qualidade do conteúdo, para que esse tempo seja avaliado de forma individual.

3-Falando em videogames está comprovado que o uso excessivo pode causar dependência. Constará no Código internacional de doenças CID-11, em vigor a partir de janeiro de 2022.

4- É muito importante salientar que nenhuma tecnologia substitui o contato pessoal direto. Valorização da família e amigos.

5- Sono é extremamente importante é varia de acordo com a faixa etária.

6- Alimentação saudável, atividades físicas regulares, brincadeiras ao ar livre, jogos de tabuleiro, esporte, leitura, música, artes e meditação, bem como todas as atividades de contato humano são essenciais para nossa saúde mental.