Nota em Solidariedade



A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) vem a público se solidarizar com a situação crítica em que se encontra o atendimento pediátrico nas unidades ambulatoriais, de urgência e hospitalares de Belo Horizonte neste momento. Reiterando nosso compromisso com a defesa dos direitos da criança e do adolescente em toda Minas Gerais e com a valorização do pediatra, a SMP se coloca como interlocutora juntamente com outras entidades em busca de soluções imediatas.

A saúde em Minas Gerais atravessa uma fase delicada especialmente por causa das doenças sazonais do outono-inverno, do surto de dengue na Região Metropolitana de Belo Horizonte e o aumento considerável da demanda por atendimento. Sendo assim, a SMP apoia a valorização e contratação de pediatras, e acredita que a falta de estrutura dos prontos atendimentos e leitos pediátricos é uma realidade que necessita ser solucionada.

É importante reforçar que as crianças e os adolescentes têm garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente o direito à vida e à saúde e devemos garantir que os profissionais de saúde que atendem essa população tenham melhores condições de trabalho e segurança.

Sociedade Mineira de Pediatria

Abril de 2019