4º Observaped Itinerante: conhecimento e diversão no Vale do Jequitinhonha



Foto: FM-UFMG

Entre 13 a 15 de dezembro, o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG realizou o 4° Observaped Itinerante, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Essa foi a segunda edição realizada na região, que contou com atividades diversas, como rodas de conversas, teatro, oficinas e laboratório de simulação em prol do aumento de qualidade de vida e segurança das comunidades. A Sociedade Mineira de Pediatria é uma parceira constante do Projeto de Extensão Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente, do qual o Observaped Itinerante faz parte.



De acordo com a coordenadora dessa ação de extensão, Marília Regina Rodrigues, o principal objetivo foi cumprir a função da universidade de se aproximar das pessoas. “A ideia é tornar a universidade algo que se possa sonhar, mostrar para o povoado que é possível e convidá-los para vir para UFMG”, conta.

Programação

No dia 13, o evento teve início no Hospital Badaró, no município de Minas Novas, onde foram entregues livros e brinquedos para a nova brinquedoteca. Depois, foi realizada uma roda de conversa com profissionais da área de saúde, educação, segurança pública (Polícia Militar e de assistência social) sobre temas ligados à adolescência, idade em que estão em transição e demandam atenção diferenciada.

Já no dia 14, o Observaped Itinerante foi para a comunidade Santa Rita em José Gonçalves de Minas. Após, retornaram ao Hospital Badaró, onde a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Cândida, aplicou treinamentos para profissionais de saúde, abordando a prevenção da mortalidade infantil, já que há alto índice de ocorrências na região.

Por fim, no dia 15, a Escola Estadual Professor Geraldo Wilson Benicio, da comunidade Vargem do Setubal, pertencente ao município de Chapada do Norte recebeu as atividades.

Fonte: Assessoria de Comunicação FM-UFMG