Otorrinolaringologia e Apneia do Sono são temas de Simpósio da SMP



 

Em 8 e 9 de novembro, a Sociedade Mineira de Pediatria realizou, na Associação Médica de Minas Gerais, o Simpósio de Otorrinolaringologia e Apneia do Sono. Com aproximadamente 115 participantes, entre estudantes, residentes, médicos e demais profissionais da saúde, o evento apresentou o que há de mais atual na otorrinolaringologia pediátrica e na Apneia Obstrutiva do Sono na infância.

Em seu primeiro dia, o Simpósio apresentou a mesa “Dilemas frequentes no Consultório”, coordenada por Cássio Ibiapina, pediatra e vice-presidente da SMP. A mesa recebeu os médicos Marcelo Castro Alves de Souza, Bruno Hollanda Santos, Ligia Oliveira Gonçalves Morganti e Karine Valeria Gonçalves de Oliveira. Dentre as apresentações, estiveram temas como as complicações e os tratamentos da otite média com efusão (OME), sinusites, tonturas na infância e do estridor laríngeo na via aérea pediátrica. Ao final dos trabalhos, a mesa foi aberta às perguntas do público.

O segundo e último dia do evento, teve atividade durante todo o sábado. Foram cinco mesas de discussão: “Avaliação de Linguagem e Audição”, coordenada por Bruno Hollanda Santos; “Refluxo Gastroesofágico”, coordenada por Marcos Carvalho de Vasconcelos; “Respiração Oral”, coordenada por Helena M. G. Becker e, ao final, a mesa “Apneia Obstrutiva do Sono”, reunindo cinco palestras relacionadas ao tema.