Presidente da SMP participa e evento sobre ética em Recife



A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE), realizou em 27 de setembro em Recife o evento “Como podemos conviver de forma ética com a indústria”. Convidada para falar sobre a experiência da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), a presidente da SMP, Marisa Lages Ribeiro, representou a instituição mineira no encontro. Ela foi apresentar o documento que rege o “posicionamento da SMP em defesa das boas práticas no relacionamento com a indústria farmacêutica, alimentícia e de equipamentos”.

Esse documento, elaborado e aprovado pela diretoria executiva da SMP, com respaldo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do departamento jurídico da Sociedade Mineira, foi apresentado nacionalmente em maio de 2019, durante a reunião do Conselho Superior da SBP. A repercussão, segundo a presidente da SMP, foi tão positiva que gerou o convite da Sopepe.

Entre os pontos citados no documento apresentado em Recife e postado no site da SMP para consulta de qualquer pessoa, constam a transparência no relacionamento entre as duas partes e o respeito da indústria quando à independência técnico-científica da SMP. O apoio da indústria aos eventos da SMP é fundamental, desde que não esteja condicionado à nenhuma interferência na programação, objetivos, local ou seleção de palestrantes. “A SMP deverá continuar mantendo, sempre, a liberdade em seus eventos, prevalecendo a autonomia da SMP”, diz Marisa.