SMP completa 70 anos promovendo atualizações e avanços para pediatras em Minas Gerais



A data de 17 de novembro será marcada pela comemoração dos 70 anos da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP). O evento, que acontece na Associação Médica de Minas Gerais, é um momento não só de reflexão sobre a história da Sociedade, mas também uma oportunidade de encontro para os pediatras mineiros. A solenidade oficial será seguida de um coquetel com música. A festa é para todos os pediatras e suas famílias. O convite será enviado por e-mail e o pediatra terá somente que confirmar presença. Acontecerá também ao longo do evento lançamento do livro História da Pediatria em Minas Gerais, editado por Edward Tonelli e José Guerra Lages, que será oferecido aos presentes.

Fundada em novembro de 1947 por catedráticos e médicos de Belo Horizonte, a SMP iniciou seus trabalhos com o objetivo de aperfeiçoar a assistência à criança e ao adolescente, apoiar profissionais e instituições, além de conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados à saúde.

Hoje, 70 anos depois, a SMP segue cumprindo os objetivos firmados em sua fundação e conta com uma gestão empenhada em fazer isso acontecer. Presidida pela pediatra Maria do Carmo Barros de Melo, a diretoria atual busca uma maior atualização científica dos associados, além de uma interação com outros especialistas médicos e profissionais de saúde.

Além disso, um dos cuidados da gestão é justamente ampliar a visão da SMP e passar muito do conhecimento e informação para a comunidade em geral. Para Maria do Carmo, este tem sido um dos diferenciais da Sociedade, que traz hoje bons resultados para todos: “Informar a sociedade sobre temas recorrentes é importante. A conscientização é fundamental para todos, não apenas para os profissionais da saúde”, completou.

Na linha de frente para essa conscientização está a Academia Mineira de Pediatria (AMP). Para seu presidente, o pediatra Paulo César Pinho Ribeiro, “a AMP procura promover a pediatria, não se preocupando apenas com doenças e sua prevenção, mas também com os problemas sociais, comportamentais e familiares das crianças e dos adolescentes”.

Depoimentos

“Com muita alegria, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais comemora os 70 anos da Sociedade Mineira de Pediatria. Sempre atuante na luta pela valorização do pediatra e nas ações em prol da saúde e bem-estar das crianças e adolescentes, a SMP é um orgulho para todos os pediatras. Parabéns SMP!”

Fernando Luiz de Mendonça – presidente do Sinmed-MG

“Em nome da Associação Médica de Minas Gerais felicito a Sociedade Mineira de Pediatria pelos 70 anos de existência. É imperioso ressaltar seus relevantes serviços na congregação dos especialistas, incremento do associativismo e prática da medicina de excelência em nosso estado.”

Lincoln Lopes Ferreira – presidente da AMMG

“É uma imensa satisfação assistir a SMP chegar aos 70 anos desenvolvendo um trabalho intenso, eficiente e profícuo, que vem resultando em grandes conquistas para os pediatras mineiros. Parabenizo todos aqueles que vem trabalhando pela construção de uma Sociedade sólida e qualificada, cuidando das nossas crianças e adolescentes.”

Fábio Augusto de Castro Guerra – presidente do CRMMG

 

 

A presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, Maria do Carmo Barros de Melo, convida todos os pediatras para participarem da festa de 70 anos da SMP.

Data: 17 de novembro de 2017