SMP realiza encontro dos Departamentos Científicos no Centro de Treinamento

Encontro no Centro de Treinamento da SMP reuniu diretores e representantes de Departamentos Científicos da Sociedade

A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou no último dia 29 de maio um encontro com representantes de Departamentos Científicos da instituição. A ideia foi apresentar o trabalho realizado pela SMP nos primeiros meses de 2019 e fazer com que presidentes, vice-presidentes e membros dos DCs se reunissem para trocar ideias e traçar planos para o segundo semestre do ano em curso e para 2020.

A presidente da SMP, Marisa Lages Ribeiro, conduziu a reunião fazendo um balanço das ações da Sociedade: os eventos realizados até o momento, as atividades no Centro de Treinamento, incluindo as Conversas com médicos, profissionais de saúde e público leigo, as ações de defesa das crianças e dos pediatras, a manutenção das mídias da SMP e as entrevistas dadas para a imprensa em 2019.

Ela ainda falou sobre o documento redigido pela diretoria executiva da SMP com objetivo de estabelecer regras de boas práticas no relacionamento com a indústria farmacêutica. “Apresentei esse documento na Reunião das filiadas à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que aconteceu no Rio de Janeiro, e fui prontamente procurada por outras Sociedades Regionais para compartilhá-lo”, contou a presidente. Segundo ela, a SBP não tem um documento semelhante, mas a presidente reeleita, Luciana Rodrigues Silva, deixou a Filiada mineira à vontade para elaborar e divulgar o texto.

Departamentos Científicos SBP

Outro assunto levantado no encontro foi a indicação de pediatras de Minas Gerais para os Departamentos Científicos da SBP. Marisa falou sobra a importância de enviar nomes para todos os DCs possíveis, mas que o critério de escolha fica a cargo do presidente de cada Departamento da Brasileira. A pediatra Maria Albertina Santiago Rego, presidente do DC de Neonatologia da SMP, descreveu sua atuação no DC de Neonatologia da SBP. Segundo Albertina, o trabalho consiste em elaboração de material científico, acompanhamento de campanhas e atendimento à imprensa.

Sugestões para próximos eventos de educação continuada da SMP também foram colocados em pauta. Cada DC ficou responsável por conversar com seus integrantes para checar melhores datas e temas.