Sociedade Mineira de Pediatria: 70 anos construindo o futuro



Sociedade Mineira de Pediatria: 70 anos construindo o futuro


Na sexta-feira, 17 de novembro de 2017, a Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, foi palco de uma emocionante comemoração: os 70 anos da Sociedade Mineira de Pediatria. Com a presença de representantes das entidades médicas, da Sociedade Brasileira de Pediatria, diretoria executiva da SMP, ex-presidentes, presidentes das regionais do interior de Minas Gerais e pediatras, muitos pediatras, a festa foi um momento de relembrar as sete décadas dessa história, projetando-as para a construção de um futuro melhor para as crianças e os adolescentes de todo o estado. O lançamento do livro História da Pediatria em Minas Gerais, editado pelos pediatras e membros fundadores da Academia Mineira de Pediatria, Edward Tonelli e José Guerra Lages, também fez parte das comemorações de aniversário da SMP.

Maria do Carmo Barros de Melo, presidente da SMP, fez um discurso lembrando que a Sociedade Mineira de Pediatria começou, em 1947, numa sala da então Universidade de Minas Gerais, hoje Universidade Federal de Minas Gerais, da qual a presidente é também chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina. Com uma fala contundente, Maria do Carmo agradeceu a todos que fizeram parte dessa história. Ela alertou que há problemas a serem solucionados, entre eles, a violência em suas várias faces: “a violência em geral, decorrente da situação social e econômica difícil pela a qual o nosso país atravessa; a violência profissional, causada muitas vezes pela falta de infraestrutura adequada de trabalho; a violência doméstica, pela falta de amor e de valores familiares”.

Ao convidar os presentes para o Congresso Mineiro de Pediatria, a ser realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, de 6 a 8 de junho, Maria do Carmo fez questão de falar sobre o tema do maior encontro da pediatria mineira: florescer saudável – missão do pediatra. “É necessário cobrar mais recursos financeiros para a saúde e para a educação, valorizar a atenção à saúde da criança e do adolescente, trabalhar na promoção da saúde de forma a evitar doenças crônicas, fazendo com que a nossa criança floresça e se torne um adolescente e um adulto saudável”. (veja aqui o discurso completo)

70 anos de crescimento

A importância e o crescimento da SMP ao longo dos anos foram lembrados pelas autoridades que compuseram a mesa da cerimônia. A secretária adjunta de saúde de Belo Horizonte, Taciana Malheiros Carvalho, comentou que a Sociedade está junto com a Secretaria no grande desafio que é a gestão do SUS em BH, acompanhando e compartilhando essa construção de um Sistema Público de Saúde melhor para seus usuários. Ex-presidente da SMP, o pediatra Fábio Augusto de Castro Guerra, hoje presidente do CRMMG, parabenizou a Sociedade pelos 70 anos em nome dos 74 mil médicos mineiros. Para Fábio, o trabalho realizado pela diretoria atual e as anteriores contribuiu para a SMP se tornar uma instituição forte dentro da estrutura de saúde de Minas Gerais, com representatividade em todo o Brasil. Também pediatra e ex-diretor da SMP, o presidente do Sinmed-MG, Fernando Luiz de Mendonça, comentou que muito mais que ser uma instituição de defesa dos pediatras, a SMP é defensora da criança e do adolescente de todo o Brasil.

Paulo César Pinho, presidente da Academia Mineira de Pediatria (AMP), falou sobre o importante papel da AMP ao lado da Sociedade. Falou do trabalho que desenvolveu no último ano de resgate da memória da Academia, com a gravação em vídeo de depoimento sobre a vida dos acadêmicos. O professor e pediatra Joel Alves Lamounier, diretor de ensino e pesquisa da SBP, representou a presidente da instituição Luciana Rodrigues Silva. Ele falou sobre a importância da pediatria mineira no Brasil e consequentemente da SMP para a SBP. Representando Maria Inês de Miranda Lima, presidente da AMMG, a pediatra e diretora da Associação Médica, Regina Eto, falou da parceria entre as duas instituições, lembrando que a AMMG acaba de completar 71 anos, quase a mesma idade da SMP.

A história em livro

O lançamento da obra “História da Pediatria em Minas Gerais”, dos pediatras Edward Tonelli e José Guerra Lages foi um evento à parte. Com textos de 85 colaboradores de 43 cidades, o livro trouxe um resgate inédito da especialidade em Minas Gerais, desde os primórdios, passando pela implantação dos serviços em várias regiões até a pediatria que se tem hoje no estado. Iniciado em 2008 na Academia Mineira de Pediatria, a “História da Pediatria em Minas Gerais” não é uma obra fechada, segundo seus editores, estará em constante mudança, já que a história da especialidade continua sua trajetória.

 As fotos da comemoração dos 70 anos da SMP, pode ser vistas aqui.