Sociedade Mineira de Pediatria realiza Simpósio da Primeira Infância

Nos dias 5 e 6 de outubro, Belo Horizonte recebe a primeira edição do Simpósio da Primeira Infância da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP). Organizado pelo Comitê Científico da Primeira Infância da SMP, o evento, que acontece no Hotel San Francisco, levanta questões como o desenvolvimento psíquico infantil, a importância do sono e o papel da escola na vida das crianças, que serão enfocadas em conferências e casos clínicos diversos. A expectativa é receber um público formado por médicos, profissionais da saúde, educadores, universitários e demais interessados.

De forma geral, o objetivo do evento é possibilitar um espaço de discussão multidisciplinar sobre uma temática que tem ganhado cada vez mais destaque no país. No ano passado, um plano nacional elaborado pela Rede Nacional Primeira Infância – composta por 86 organizações governamentais, não governamentais, multilaterais e empresariais – foi lançado e entregue ao governo federal como proposta de metas e ações a ser realizadas até 2022 pensando em crianças de até seis anos. O documento, que pontua os progressos na área de desenvolvimento infantil nos últimos tempos, chama atenção para a formação adequada de profissionais de áreas como a Medicina, Educação e Assistência Social.

A importância dos primeiros anos

Mas, afinal, o que se chama de Primeira Infância? Nas palavras da pediatra Laís Valadares, presidente do Comitê e uma das organizadoras do evento, esta “é a fase que vai da gestação até os seis anos”. Ela ainda destaca que o período tem suas especificidades e deve ser tratado com cuidado. “A neurociência mostra que as sinapses cerebrais se multiplicam nos primeiros anos de vida, principalmente nos três primeiros anos. Para que isso aconteça com mais harmonia, devemos proporcionar um ambiente favorável para crianças e suas famílias desde o útero”. 

As inscrições para o Simpósio da Primeira Infância já estão abertas.