XV Congresso Mineiro de Pediatria promete ser sucesso em BH



Palácio das Artes - Foto Paulo LacerdaPalácio das Artes, no centro de BH, o novo local do Congresso Mineiro de Pediatria – Foto: Paulo Lacerda

 

As preparações já estão a todo vapor para o XV Congresso Mineiro de Pediatria. O maior evento da pediatria mineira acontece entre os dias 6 e 8 de junho de 2018 e contará com novidades e grandes diferenciais. Uma dessas novidades é a nova casa, mais central e charmosa: o Palácio das Artes. A outra novidade é a realização de um novo formato, com mais sessões de debates e esclarecimento de dúvidas, sem deixar de lado as conferências e palestras. Segundo a presidente do congresso e vice-presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), Marisa Lages Ribeiro, esta será “uma oportunidade de encontro e congraçamento dos pediatras, troca de experiências e atualizações científicas”.

Se depender do empenho da Comissão Organizadora, não só os pediatras e residentes em pediatria se encontrarão, mas também os alunos de medicina. “A ideia é que essa edição do Congresso reúna o maior número possível de acadêmicos; para isso, entraremos em contato com as ligas de pediatria e com a Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG). Vamos fazer uma divulgação específica para esse público”, explicou o diretor de comunicação da SMP e membro da Comissão, Cássio da Cunha Ibiapina.

Reuniões foram realizadas entre os organizadores, representantes das faculdades de medicina e presidentes dos comitês da SMP para que os melhores temas fossem escolhidos para a programação: “vamos focar na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes, além de discutirmos a prática pediátrica. Abordaremos também temas de relevância para a vida pessoal do pediatra e faremos sessões iterativas, focando no debate e discussão”, completou Marisa.

O Florescer Saudável

A edição de 2018 do Congresso traz como tema “Florescer saudável: missão do pediatra”. Para Marisa, o tema reforça a importância do pediatra na contribuição do desenvolvimento infantil. “Acreditamos que cada criança possui um potencial individual de desenvolvimento e cabe ao pediatra contribuir para isso, orientando sua família quanto a hábitos saudáveis, diagnósticos precoces e desvios, orientações e tratamentos”, comentou. “A família, e não apenas a criança e o adolescente, deve ser objeto de atenção e cuidado do pediatra”, completou.

Assim como nas edições passadas, haverá premiação de temas livres, inscritos por acadêmicos de medicina, residentes e pediatras. Os interessados poderão inscrever os trabalhos até 15 de abril. Além disso, nos dias 9 e 10 de junho, um curso de imersão será realizado na Faculdade de Medicina da UFMG, para complementar as atividades realizadas durante o Congresso.

“E como será no Palácio das Artes, estamos planejando uma caminhada-corrida no Parque Municipal, além de algumas atividades culturais”, revelou a presidente do Congresso, adiantando algumas informações da programação social.

Site do Congresso: www.mineiropediatria.com.br