Boa noite a todos!

Felicidade enorme chegar a este momento. Um sonho realizado, muito acima das melhores expectativas da comissão cientifica.

Encerramento do congresso e posse da nova diretoria!

É a primeira vez na história da Sociedade Mineira de Pediatria que temos uma posse virtual. Sem festa. Momentos difíceis que todos estamos vivendo. Isolamento. Mas compartilhamos dois dias de muito aprendizado. E de emoções intensas. Muito bom ter vivido esses dois dias com cada um de vocês. E ainda teremos a plataforma de aulas para continuarmos aprendendo por mais quatro meses.

Inicialmente, parabenizo a Dra. Marisa pela brilhante gestão da SMP em momentos tão difíceis e conturbados.

Agradeço a professora Marta Duarte, de Juiz de Fora, as palavras e a participação em nossa cerimônia. E agradeço ao professor Ibiapina, nosso presidente de honra, e que representa não só minha maior influência como mestre na Pediatria, mas também representa o pediatra do interior de Minas Gerais, sendo o primeiro presidente de honra da SMP de fora de Belo Horizonte.

Pesquisei a fundo o que dizer no dia de hoje. Fiz uma leitura minuciosa do site da SMP, onde podemos ler discursos belíssimos dos presidentes. Aprendi sobre história da pediatria de Minas, do Brasil e do mundo. Vale a pena conferir!

Mas nesse primeiro discurso de posse online e sem a tradicional festa de posse, decidi falar somente alguns sentimentos do fundo do coração de forma muito breve.

Dois dias de emoções. Um sonho realizado. Agradeço a participação de todos vocês inscritos no Congresso. Agradeço a todos professores e a essa comissão cientifica sonhadora! Não podemos nos esquecer do Rodrigo Borges e toda sua equipe que realmente nos encantaram, trabalhando duro nesses dias.

Posso dizer aos membros da nova diretoria e à maioria que estava envolvida de alguma forma com este Congresso Online, o mesmo que digo aos meus alunos de uma turma que realmente se aplica ao longo de um semestre. Somos um time! Somos uma equipe! E com extrema alegria posso dizer que mesmo eu e Márcia Penido assumindo o mandato hoje, vocês já podem caminhar sozinhos. Sigam em frente com confiança!!! Maior alegria de um professor é poder dizer isso a seus alunos. Vocês, membros da nova diretoria não precisam mais de mim e da Márcia e podem caminhar sós. E hoje posso dizer essa mesma frase para vocês. Mas estejam certos que sempre estaremos todos juntos nessa caminhada pelos próximos dois anos como um time.

Por fim, gostaria de nesse dia tão especial, prestar uma homenagem a um grande educador que tinha um lema e que eu gostaria muito que fosse o lema da nossa gestão frente à SMP. Uma forma de manter vivo e homenagear esse grande educador. Julio Piu foi um treinador de basquete mineiro do Mackenzie e do Minas Tênis Clube que nos deixou precocemente no ano passado.

Sempre campeão, dedicado e amado por todos seus atletas, mas ainda assim tinha como o seu lema de vida e de suas equipes a frase: “Felizes sempre! Satisfeitos Nunca!”. Piu vai sempre estar presente nas minhas orações e meu carinho respeito e minha admiração serão eternos por ele. Com esse lema: “Felizes sempre! Satisfeitos nunca” gostaria que a nova diretoria, e por que não todos vocês sigam suas vidas a partir de hoje. Sempre podemos fazer mais. Uma homenagem singela para esse amigo, manter seu lema vivo e aliar o elo final a uma das coisas que acredito muito: arte, cultura, esporte e educação podem caminhar juntos.

Por fim, desejo a todos que tenhamos “Fé em dias melhores”! Um Feliz Natal! E do fundo de meu coração desejo um mundo melhor a todos nós. E principalmente que nossas crianças tenham suas vidas de volta!

Até novembro de 2021 no Palácio das Artes!